Microsoft Paint é um programa gratuito para criar desenhos e editar imagens. O software foi desenvolvido para o sistema operacional Windows e já passou por diversas atualizações.

Apesar de sua interface parecer simples demais e seus recursos um tanto limitados, se forem bem utilizados pelo usuário, as ferramentas do Paint podem ajudar na hora de edições que precisam ser rápidas e práticas. Além isso, a facilidade com que se pode colar e recortar, redimensionar imagens e até desenhar faz com que o programa ainda seja uma das primeiras opções para muitos usuários.

Duas coisas importantes e bem úteis do Paint é que, ao criar uma montagem de fotos, a foto original (não editada) continua sem mudar, mesmo depois de completar o processo. Outra coisa legal é que você consegue visualizar múltiplas fotos de uma só vez, sem ter que usar o scroll. E, o melhor tudo, além de ser extremamente intuitivo e fácil para quem já está acostumado com o sistema Windows, o Paint ainda é gratuito!

Para mostrar como o Microsoft Paint pode servir também em edições de imagens e colagens bacanas, fizemos um tutorial para ensinar como criar uma montagens de fotos.

Instruções:

1. Em sua área de trabalho no Windows, procure pelo programa “MS Paint”.

2. Ao abrir o Paint e vá ao menu “Imagem”. Selecione “Redimensionar”. Coloque o tamanho da montagem que gostaria de fazer em pixels (nosso exemplo: 640 x 960). Além disso, selecione a cor que pretende colocar de fundo em sua montagem.


3. Abra uma segunda cópia do Paint. Vamos precisar de duas janelas abertas do programa, uma para abrir as imagens que você quer na montagem e editá-las. E a outra para fazer a montagem (a primeira que já abrimos).

4. Nessa segunda janela, clique em “Abrir”. Selecione a opção “Arquivo” do menu. Procure pelas imagens que você gostaria de usar na montagem. Quando achar uma, clique em “Abrir”.

5. Com a imagem aberta, vá ao menu “Imagem” e clique em “Redimensionar”. Coloque um percentual para reduzir o tamanho da imagem, tal qual 50%. Ou, se preferir, pode digitar o tamanho escolhido em pixel. Apenas não esqueça de selecionar a caixa “Manter a taxa de proporção” para sua imagem não ficar desproporcional. Nesta mesma opção aberta, você pode escolher se deseja distorcer a imagem horizontalmente ou verticalmente (medida em graus).
6. Com a imagem reduzida, vá ao menu “Editar”. Escolha “Selecionar tudo” e, em seguida, clique em “Copiar”.

7. Com a imagem copiada, vá à outra janela aberta do Paint. Aquela primeira que abrimos e está em branco. Agora, vá ao menu “Editar” e clique em “Colar”. Para movê-la dentro da área, clique nela e a arraste.

8. Repita esses passos com as próximas fotos que gostaria de usar na montagem, sempre seguindo esse processo:

- abrir a imagem em uma janela diferente da montagem;
- redimensionar/reduzir seu tamanho ser inserida na montagem;
- selecionar tudo;
- copiar;
- ir até a outra janela (da montagem);
- colar.

9. Após ter colado todas as imagens que queira usar em sua montagem na janela correta, mova-as como pretender.

10. Como edições avançadas de montagem, você pode usar o recurso de transparência, que pode ser utilizado para ignorar a cor de fundo das imagens. Essa atividade requer usar a ferramenta “Cor de segundo plano” e "Seleção transparente". Com isso, o fundo da sua foto pode ficar da cor que deseja, para acompanhar o tom da montagem.


11. Para escrever uma mensagem na montagem, basta selecionar a caixa de texto na barra de ferramentas (uma letra “A” em caixa alta). Clique no lugar que gostaria de posicionar o texto e escreva. Em seguida, você pode alterar cor, tamanho e outras configurações de texto.

12. Veja o resultado! Aproveite esse tutorial para criar montagens para datas especiais e compartilhar com os seus amigos.



Postar um comentário

Compartilhar

 
Top